Sabe o que é Identidade Visual?

O design é uma área com muitos termos que geram confusão: logotipo, logomarca, marca, branding, identidade visual… Vem entender o que são esses nomes e como são importantes para sua empresa.

Gosto muito desta citação: “Em média, os consumidores são expostos a 6 mil anúncios por dia e a mais de 25 mil novos produtos por ano… As marcas ajudam os consumidores a atravessar este mar de escolhas disponíveis em cada categoria de produto ou serviço”

Scott M. Davis, Brand Asset Management

Neste contexto, onde a atenção é disputada, nós – consumidores 🙂 – nos tornamos cada vez mais seletivos pela própria capacidade cerebral de assimilação.

As marcas de produtos e serviços se tornam desafiadas a conquistar a atenção das pessoas, e mais, precisam estar certas de que, no momento em que o consumidor dirigir seu olhar para elas, encontrará exatamente o que procura. A comunicação precisa ser cada vez mais clara, organizada e direta. Caso contrário, outro estímulo roubará sua atenção e reconquistá-la pode ser ainda mais difícil.

Aí que entra o design! Ele é a primeira associação tangível do posicionamento de um produto ou serviço por estar presente em sua forma, embalagem, grafismo ou logotipo.

Alina Wheeler define a marca como uma promessa, já que as pessoas podem vir a se apaixonar e confiar nelas. A identidade visual é a representação tangível da marca. Ela contempla o logotipo (ou logomarca, em linhas gerais são sinônimos), suas versões de assinatura (versão do logotipo para aplicação em uma cor, vertical, horizontal, etc), elementos visuais que criam o repertório da marca (como ilustrações, estampas…), definição de escala cromática (as cores que representam a marca) e tipografia.

E branding? Essa virou uma palavra da moda mas branding não é marketing, não é comunicação e tampouco é apenas identidade visual (apesar da identidade visual fazer parte dele).

Branding é o processo pelo qual uma marca é construída e gerida. Envolve definir o posicionamento da marca, gerenciar seus pontos de contato com stakeholders, planejar sua linguagem e identidade. Ou seja, a identidade visual é uma das partes do branding, mas não é a única.

Sei o quanto os termos do design podem ser confusos e espero ter tornado cada um deles mais claro!

Fontes:

Design de Identidade de Marca, por Alina Wheeler

Ver é Compreender : Design como ferramenta estratégica de mercado, por Pós Imagem Design

Branding: Brandster

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: